Determinação da densidade de materiai
1 – OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é determinar experimentalmente a densidade de materiais sólidos (tijolo, areia, prego e isopor), comumente empregados na construção civil.
2 – INTRODUÇÃO
2.1 - Conceito de densidade
É a relação entre a massa de uma substância e o volume que ela ocupa. Diferente do que se costuma imaginar a densidade não é apenas o resultado de uma operação aritmética de divisão entre massa e volume de uma substância. O valor da densidade de um material está diretamente relacionado à compressão e empacotamento dos átomos e moléculas. Quanto maior for a compressão sobre um material, maior será a sua densidade. Quanto maior o empacotamento de átomos, mais densa é a substância.
2.1.1- Densidade Real (densidade absoluta)
É uma propriedade especifica, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras. (é a medida feita no vácuo, eliminando o efeito do empuxo do ar).
2.1.2- Densidade aparente:
2.1.3- Densidade relativa:
É a razão entre as densidades absolutas de duas substâncias, onde normalmente a água é utilizada como substância padrão, pela conveniência da sua densidade (1,00 g/cm³).
2.2 - Princípio de Arquimedes
O Principio de Arquimedes explica que “um fluido em equilíbrio age sobre um sólido nele imerso (totalmente ou parcialmente) com uma força vertical orientada de baixo para cima, denominada “empuxo” aplicado no centro da gravidade do volume de fluído deslocado, cuja intensidade é igual a do peso do volume do fluído”.
A massa especifica de um corpo sólido pode ser definida como, a relação entre a massa de um corpo sólido e a massa de um volume igual de um liquido. A massa especifica relativa é característica para cada sólido, e depende basicamente de dois fatores: dos elementos químicos que compõem o sólido, e a maneira como estes como estes elementos estão arranjados dentro da estrutura.
Se mergulhar no liquido um corpo