Determinação da concentração de cafeína e ácido benzóico no refrigerante
CAMPUS ALTO PARAOPEBA
Determinação da concentração de cafeína e ácido benzóico no refrigerante
Bruna Freiris
Camila Oliveira
Gabriel Medeiros
Jéssica Lucas
Marina Neves
Vítor Guimarães
Matéria: Análise Instrumental Experimental ao curso de Engenharia Química sob responsabilidade do professor Vagner.
Ouro Branco – MG
Março de 2013
1- Introdução
Potenciometria ou método potenciométrico de análise química são métodos que se baseiam na medida da diferença de potencial de uma célula eletroquímica na ausência de valores apreciáveis de corrente. É um método utilizado para detectar o ponto final de titulações, ou para a determinação direta de um determinado constituinte em uma amostra, através da medida do potencial de um eletrodo íon-seletivo, aquele que é sensível exatamente ao íon em análise.
Na titulação potenciométrica manual, utiliza-se um pHmetro e um conjunto de titulação, que compreende uma bureta de pistão, montada junto com um agitador sobre uma base compacta. A quantidade de um constituinte de interesse (analito) é determinada através da reação desta espécie química com uma substância em solução padrão, cuja concentração é exatamente conhecida. Sabendo-se que a quantidade de solução padrão necessária pra reagir totalmente com o analito e a reação química que ocorre entre as duas espécies químicas, têm-se condições de determinar a concentração da substância analisada. Esse tipo de titulação potenciométrica requer o controle constante das diversas etapas, anotando o volume de reagente dosado e o respectivo potencial, dados que posteriormente são utilizados para construir a curva de titulação, de onde e calculado o volume de reagente gasto ate o ponto de equivalência e a concentração da espécie analisada.
As curvas das titulações potenciométricas, podem ser levantadas ou pela plotagem manual dos dados experimentais, ou pela plotagem