Determinação da capacidade calorifica de um frasco dewar
Determinação da capacidade Calorífica de um frasco Dewar
Determinação do Calor de Neutralização do NaOH (aq)
Introdução:
Esta determinação é necessária porque o calorímetro troca calor com o sistema que está sendo investigado no seu interior. Este processo é denominado de calibração. A calibração é feita pela mistura, no interior do calorímetro, de quantidades conhecidas de água fria e quente. A capacidade calorífica (C) é definida (de modo simplificado) como sendo a quantidade de energia absorvida por um corpo para que sua temperatura aumente em 1°C.
Método Geralmente, a capacidade calorífica de um calorímetro é determinada colocando-se uma certa quantidade de água fria a uma determinada temperatura (Tf) em seu interior e mistura-se uma mesma quantidade de água a uma temperatura mais quente (Tq). Mede-se a temperatura final (T), e calcula-se a capacidade calorifica a partir da relação entre calor recebido (Q absorvido) e calor cedido (Q cedido).
O calor cedido pela água mais quente deve ser igual ao recebido pela água mais fria e pelo frasco de Dewar, sendo calculado pela fórmula:
Q cedido = Q recebido
Como Q = m.c. ∆t
Considerando C H2O = 1 cal /gºC e a massa da garrafa desprezível:
100 (t2 – t3) = C (t3 – t1) + 100 (t3 – t1)
obs: O frasco de Dewar foi substituído por uma garrafa térmica
Material utilizado
- 1 Proveta
- 1 Pisseta para água destilada
- 1 Becker (100 mL)
- 1 Garrafa térmica de 500 mL
- 1 Termômetro
- Fonte de aquecimento (uma placa aquecedora)
- 1 Rolha de cortiça
Reagentes
- 200 mL de água destilada
- 100 mL de solução 1N de NaOH
- 100 mL de solução 1n de HCl
OBS: O frasco de Dewar será substituído por uma garrafa térmica.
1º. Ao utilizar a Garrafa térmica, adicionou-se no recipiente através de pipeta 100ml de água destilada em seguida o recipiente foi fechado por cerca de 1 minuto, para que a temperatura da água se estabiliza-se. Após a