Determinação da acidez do vinagre.
Nomes: Pedro Santos e Tiago Keiti Harada Tsuda
Turma: Engenharia de Produção (EP 2)
Professora: Drª. Lívia Melo Carneiro
Disciplina Ministrada: Química Experimental 2
Lorena
10/10/2013
1. Introdução:
O presente experimento irá abordar assuntos relacionados a titulação da reação ácido-base em solução aquosa e o uso das vidrarias adequadas para tal processo.
Umas solução é uma mistura homogênea de uma ou mais substancias, sendo chamada de soluto a dissolvida e solvente a que dissolve. As soluções químicas cujo solvente é a agua são chamadas de soluções aquosas, que tem a capacidade de dissolver uma grande variedade de substâncias. Algumas destas formando íons, sendo as mais importantes as ácidas, destacando-se as reações de ácido-base, também conhecidas como reações de neutralização.
Para a identificação da concentração de um ácido numa solução utiliza-se um método chamado de titulação, que usa um reativo-padrão com concentração conhecida para reagir com a substância de concentração desconhecida. Esse reativo é adicionado de forma regulada, com a ajuda de um indicador, para saber a quantidade exata que reage com a substancia de propriedade desconhecida. Sabendo-se esta quantidade pode-se calcular a concentração do elemento titulado.
Quando uma solução ácida é titulada com uma solução alcalina, ou seja acidimetria, as hidroxilas da básica reagem com os íons hidrogênios do ácido, aumentando o ph da solução. Em determinado ph o ponto de equivalência é atingido, sendo este o momento em que o titulado reagiu completamente com o titulante
Estas titulações devem ser feitas de modo a reduzir ao mínimo os erros de análise, para isso utiliza-se aparelhos volumétricos, que possuem marcações de volume com elevada precisão. Porém estes aparelhos estão sujeitos a alguns erros como: tensão superficial dos líquidos, dilatações provocadas pela variação de temperatura e erros de paralaxe (visualização incorreta