Determinação da aceleração e da velocidade de um corpo
Ano Lectivo: 2011/12
Relatório experimental da atividade laboratorial 1.
Determinação da aceleração e da velocidade de um corpo Disciplina: Física e Química
Professor: Sérgio Coelho
Data da actividade: 20.10.2011
Discentes:
* André Alves nº 1
*Carmen Sandu, nº4
*Catarina Castro, nº5
*1 Objetivo
O objectivo desta actividade é observar o movimento de um corpo ao longo de uma rampa, e a partir da sua análise calcular a aceleração do movimento, e a velocidade com que ele atinge um determinado ponto da trajectória, num instante, t .
*2 Introdução Teórica
O movimento uniformemente variado é aquele em que a velocidade do corpo varia de maneira uniforme, ou seja, que o módulo da velocidade aumenta ou diminui uniformemente, a cada segundo que passa a velocidade aumenta um valor que é sempre o mesmo, caracterizando entao uma aceleração constante e diferente de zero.
Um veículo saindo do repouso, para atingir uma certa velocidade tem que acelerar, isto é, aumentar a sua velocidade de zero a um valor final. Ao movimento gerado por este aumento de velocidade chamamos Movimento
Retilineo Uniformemente acelerado
Um veículo em movimento, para reduzir a sua velocidade
(aproximar-se de zero), tem de desacelerar. Ao movimento criado por esta redução de velocidade, chamamos
Movimento Rectilineo Uniformemente Retardado. Neste movimento, como já referimos, a velocidade diminui ao longo do tempo, e a aceleração é constante, visto que a velocidade diminui uniformemente.
A aceleração,tem a mesma direcção e sentido inverso ao da velocidade. Nesta actividade experimental o corpo fica animado de um movimento uniformemente acelerado. Sabemos que se trata então de um movimento retilíneo uniformemente variado
(MRUV), pois a aceleração do corpo é constante e diferente de zero e, podemos calcular esta aceleração com a equação da aceleração média:
Utilizando a equação da aceleração média podemos