Determinaçao do calor de combustao acido acetilsalicilico
O trabalho é uma propriedade física fundamental na termodinâmica : este é feito quando um objecto é movimentado contra uma força oposta a esse movimento,e é calculado multiplicando a força pela distância.
As unidades de trabalho e energia são o joule (J).
Quando a energia de um sistema muda devido à diferença de temperatura entre ele e as suas vizinhanças dizemos que aquela energia foi transferida na forma de calor. Quando a energia é transferida unicamente sobre a forma de calor diz-se que ∆U=q.
Nem todas as fronteiras permitem a transferência de energia, mesmo que exista uma diferença nas condições entre o sistema e as suas vizinhanças. Quando a fronteira permite a transferência de energia na forma de calor é chamada de diatérmica a passo que uma fronteira que não permite a transferência de energia em forma de calor é chamada de adiabática.
Segunda a primeira lei da termodinâmica: A variação de energia interna de um sistema resulta de transferências de energia, sob a forma de calor e trabalho: ∆U=q+w.
O trabalho de expansão envolve uma variação de volume.
Numa expansão isotérmica: o processo dá-se a uma temperatura constante, a energia interna é independente do volume (esta depende apenas da temperatura). Deste modo, ∆U=0 e q= -w. Se o processo envolver uma expansão adiabática não existe transferência de calor durante o processo, assim q=0. Isto vai provocar uma diminuição de temperatura no sistema tornando-a inconstante.
Para quantificar o fluxo de calor que entra ou sai do sistema num processo a pressão constante, é usada a Entalpia (H). A entalpia de formação padrão (ΔfH0) de um composto é a variação da entalpia da reacção de formação do mesmo composto a partir das espécies elementares deste, na sua forma mais abundante na natureza, isto é, a energia libertada ou absorvida pela reacção da formação de compostos.
Ao adicionar calor a uma substância a sua temperatura irá subir devido á sua capacidade calorifica ( grandeza física