Determinar o rendimento do aquecimento de duas massas de gua
Utilizou-se um circuito elétrico composto por uma fonte de alimentação, que forneceu energia ao mesmo, por cabos de ligação que conduziu toda a corrente elétrica até às resistências. Estas transmitiram energia em forma de calor que levou ao aquecimento da água no calorímetro.
A energia elétrica fornecida ao calorímetro por intermédio da resistência colocada no seu interior, é calculada com recurso à potência elétrica da fonte de alimentação, medida pleo voltímetro e amperímetro, e ao tempo durante o qual a fonte está a fornecer energia ao recipiente com água.
E = U x I x ∆T
A energia que é recebida pela água, sob a forma de calor, produziu um acréscimo de energia interna da água, não havendo mudança de estado físico.
Assim, a variação da energia interna da água, igual à energia recebida sob a forma de calor, foi diretamente proporcional à massa de água (m), e à variação de temperatura (∆T), experimentada pela água tal que:
Q = m x c x ∆T
Em que Q é a energia recebida sob a forma de calor e c a capacidade calorifica especifica, ou capacidade térmica mássica (da água): 4,186 J.
O rendimento do aquecimento será determinado através da razão entre as energias útil e total, tal que: = Eu/Et x 100% «=» = ∆U/ Eelétrica x 100%
Calorímetro
Termómetro
Esguicho (água destilada)
Balança
Voltímetro
Fonte de alimentação
Cabos de ligação
Amperímetro
Proveta
1º- Coloca-se a água destilada no calorimentro (99g)
2º- Medir a temperatura com o termómetro no calorímetro (inicialmente 16)
3º- Ligamos o amperímetro em série com a fonte de alimentação, com o objetivo de medir os ampéres presentes na corrente (3,2A), e ao mesmo tempo a resistência do calorímetro.
4º- Ligamos o voltímetro em paralelo ao calorímetro com a finalidade de medir os volts na corrente (4,44V)
5º- Á medida que a água aquece através da resistência vai-se agitando com o agitador (para uniformizar a água).
Nota: Na primeira experiência,