Determinantes
Este trabalho irá focar-se sobre os determinantes de uma estrutura organizacional bem como a caracterização da estrutura funcional.
A estrutura de uma organização é um factor imprescindível para a mesma poder enfrentar todas as dificuldades que surjam durante o seu ciclo de vida.
Definindo uma estrutura como um conjunto de elementos que ajudam a formar uma organização e as suas relações de interdependência, torna-se importante conhecer os seus determinantes.
Existem variadas formas de estruturar uma organização, sendo a estrutura funcional aquela que têm por base as diversas funções exercidas dentro da organização. O modo estrutural de representação de uma organização ilustra-se através de um organograma.
Este trabalho está estruturado da seguinte forma:
- Introdução;
Iremos explicar a importância destes temas e contextualizá-los de uma forma generalista;
- Cap.I-Determinantes de uma estrutura organizacional;
Definição dos factores que influenciam e/ou determinam uma estrutura,
- Cap.II-Estrutura funcional
Caracterização e desenho
Vantagens
Desvantagens
Exemplo prático
- Conclusão:
Resumo dos temas apresentados e opiniões dos autores.
Capitulo I
Na abordagem deste tema iremos direccionar a nossa atenção para os factores fundamentais que influenciam e/ou determinam uma estrutura. Para Lisboa (2008), estes elementos são: a estratégia, os factores demográficos, o contexto e os sistemas tecnológicos. Normalmente as denominações utilizadas são as seguintes: a estratégia, a idade e dimensão, o ambiente e a tecnologia, as quais iremos adoptar neste trabalho. Teixeira (1998) refere ainda o poder e o controlo como outro factor determinante.
Estratégia
A estrutura é um dos meios utilizados pela gestão das organizações de forma a atingir os objectivos planeados.
Os objectivos genéricos da empresa devem definir, no âmbito da estratégia, os objectivos específicos. Conclui-se assim, a existência de uma