DETERMINANTES PERSONALIDADE
CURSO DE FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE CLINICA
MODULO 6
SOCIOLOGIA
DETERMINANTES DA PERSONALIDADE
por
CARLOS ALBERTO BORGES GRYSCHEK
MATRÍCULA PSIC 21009
.
RESUMO
O objetivo deste artigo é analisar os determinantes da personalidade – sociedade, cultura e educação – tentando entender sua influência mútua, bem como, na formação da personalidade e na geração de seus distúrbios. Analisamos, também, os mecanismos de controle das pulsões inconscientes, em especial, as elaboradas pela cultura e religião, além de delinearmos o papel da Psicanálise na construção de um mundo melhor.
PALAVRAS-CHAVE: Sociedade; Personalidade; Educação
Salto, SP
2006
INTRODUÇÃO
A espécie humana, como ou outros animais, apresenta um comportamento instintivo, transmitido geneticamente. Entretanto, ele se distingue dos outros animais porque apresenta um comportamento, que não existe nos animais, não depende de herança genética, nem se desenvolve automaticamente em conseqüência do seu contato com a natureza: tal comportamento deve ser apreendido.
Essa transferência de conhecimento e de comportamento aprendido só se tornou possível porque o homem tem a capacidade da linguagem, através da qual dá significado às experiências vividas e as transmite a seus semelhantes.
Dispondo do pensamento – incluindo percepção, intuição e sentimento – e ser capaz de classificar em adequado ou inadequado, bom ou mau, útil ou desnecessário, o homem, vivendo comunitariamente, mantém com o mundo ao seu redor uma relação de avaliação da realidade que o cerca, gerando o conhecimento do ambiente que o cerca. Comunicado e dividido com seus iguais e transmitido à descendência – verbalmente e não por via genética – se transformou no que se conhece como cultura.
Essa transformação da experiência, através do pensamento e da linguagem, fez com que o homem recriasse o mundo segundo suas