Determinacao acucares
O objetivo deste trabalho é determinar hidratos de carbono (em termos de D-glucose) existentes numa farinha láctea (Cérelac). A quantificacão de acucares redutores através do teste com ácido 3,5-dinitrossalicílico (DNS; figura 2) é simples, rápida, com resultados dignos de confianca e tem sido utilizado na análise de hidratos de carbono em diagnósticos médicos. Desde que em 1921 foi introduzido como reagente para a determinacão de substância redutoras na urina, o teste de DNS tem sido utilizado para a quantificacão de acucares no sangue, de grupos terminais redutores produzidos na hidrólise do amido e para ensaios de actividade de carbohidrases. Na presenca de acucares redutores e por aquecimento, o DNS, de cor amarela, forma um produto de reducão de cor vermelha-acastanhada, o ácido 3-amino-5-nitrossalicílico, que absorve na região do visível a 540 nm (podem, no entanto, ocorrer reaccões laterais que compliquem a química do processo).
Figura 2. O ácido dinitrossalicílico é reduzido pelo acucar redutor em meio alcalino a ácido 3-amino-5-nitrossalicílico formando ácido aldónico.
Com o auxílio de uma curva padrão construída com os valores de absorvância obtidos para solucões D-glucose de concentracão conhecida e determinando os valores de absorvância para as solucões contendo as amostras, é possível determinar a quantidade de hidratos de carbono nas amostras a analisar. Como a capacidade redutora dos diferentes hidratos de carbono não é a mesma, os resultados são apresentados em termos de percentagem de D -glucose.
Materiais e reagentes balanca Funis vidro placa de aquecimento Balões volumétricos de 50 mL e tampas agitador vortex Suporte com 9 tubos de ensaio água destilada Rodelas papel filtro pera borracha pipetas
Erlenmeyers de 100 mL
Copo 2000 mL
Copo 600 mL
Farinha láctea (após