DETERMINA O DE AAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E EXATAS – DQE
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL II
PROFª. DRA. MARINA MENEZES SANTOS FILHA
DETERMINAÇÃO DE ÁCIDO ACETILSALICÍLICO EM FÁRMACOS
Jessica Tamara M. Evangelista
Carine
JEQUIÉ / BA
OUTUBRO DE 2014
INTRODUÇÃO
O Ácido Acetilsalicílico (AAS), também conhecido como Aspirina, é um dos remédios mais populares mundialmente. Milhares de toneladas de AAS são produzidas anualmente, somente nos Estados Unidos. O AAS foi desenvolvido na Alemanha há mais de cem anos por Felix Hoffmann, um pesquisador das indústrias Bayer. Este fármaco de estrutura relativamente simples atua no corpo humano como um poderoso analgésico (alivia a dor), antipirético (reduz a febre) e antiflamatório. Tem sido empregado também na prevenção de problemas cardiovasculares, devido à sua ação vasodilatadora. O ácido acetilsalicílico, bem como a maioria dos ácidos orgânicos, é um ácido fraco e deve ser determinado por reação com uma base forte com a qual reage rápida e completamente sendo, portanto, compatível com o método volumétrico, de massa molar igual a 180,13 g.mol-1, é um analgésico usado no tratamento de cefaleias, nevralgias e outras dores. Analgésicos são depressores do sistema nervoso central empregados para aliviar a dor sem causar a perda da consciência. A concentração média de AAS em comprimidos é de aproximadamente 500 mg.
Durante e após a absorção, o ácido acetilsalicílico é convertido em ácido salicílico, seu principal metabólito ativo.
Os níveis plasmáticos máximos de ácido acetilsalicílico são atingidos após 10 a 20 minutos e os de ácido salicílico após 3 a 2 horas.
Aspirina é uma substância branca, cristalina, solúvel na água, porém, é mais solúvel no éter e no álcool.
Possui um sabor levemente ácido.
O ácido acetilsalicílico costuma aparecer associado a outras substâncias tais como a cafeína, fenacetina, codeína e amido.
A Aspirina é usada sob a forma de comprimidos e