DETERMINA O DA DENSIDADE DE UMA ESFERA CONSIDERANDO SEU ERRO RELATIVO Salvo Automaticamente
Realizar uma medição de qualquer objeto/material é essencialmente, uma forma de comparar, e tal comparação envolve erros dasmais variadas origens, como por exemplo: o erro pode estar nos instrumentos, no operador, na formar de realizar a medição, entre outros. Quando se pretende medir o valor de uma grandeza, pode-se realizar apenas uma ou várias medidas repetidas, dependendo das condições experimentais particulares ou ainda da postura adotada frente ao experimento. Em cada caso, deve-se extrair do processo de medida um valor adotado como melhor na representação da grandeza e ainda um limite de erro dentro do qual deve estar compreendido o valor real.
Umaferramentausada para medição é um agente mecânico fundamental na execução de qualquer trabalho que tem por finalidade a medição de qualquer material. Para que se obtenha resultados seguros, necessariamente qualquer instrumento utilizado para medição necessita de um padrão de referência para sua devida calibração, onde os valores obtidos devem ser livres de erros, ou erros relativamente mínimos para uma maior garantia no valor obtido. Analogamente, tomemos como exemplo uma régua, como essas disponíveis em mercados. Tal material vem com riscos devidamente espaçados de acordo com o padrão existente na fábrica.
Para termos uma medida de 1 metro confiável necessita-se de padrões excelentes – isto é um problema tecnológico. No caso da medida de comprimento usa-se o metro cuja recente definição é a extensão percorridapela luz no vácuo em 1/299.792.458 segundos. Nesse caso o uso de fontes de luz lasers é essencial à caracterização do padrão e da medida. Em resumo temos:
- Padrões confiáveis com a utilização de alta tecnologia (experimentos complexos)
- Padrões secundários obtidos através de padrões primários previamente aferidos.
Dessa forma, uma régua comprada numa loja possui intrinsecamente uma incerteza instrumental ou até mesmo um instrumento de qualidade adquirido em