Determina a capacidade térmica de um calorímetro à pressão constante
Determina a capacidade térmica de um calorímetro à pressão constante
Determinar o calor especifico de pregos comerciais.
Introdução
Calorímetro: É um sistema fechado que não permite trocas de calor com o ambiente semelhante à garrafa térmica. Será muito usado em todo os experimentos.
Capacidade térmica: É a quantidade de calor que um corpo necessita receber ou ceder para que sua temperatura varie uma unidade, nos dois experimentos, veremos a variação de temperatura e o equilíbrio térmico de cada uma das experiências.
Material
Calorímetro com capacidade de 230 ml;
Proveta de 100 ml;
Termômetro -10°C a 110°C;
Bico de Bunsen;
Tela refratária;
Becker 250 ml;
Caixa de Fosforo;
Tripé;
Cronometro;
Pregos Comerciais;
Procedimento
Colocando aproximadamente 200 ml de agua da torneira no calorímetro fechamos e aguardamos 2 min para que o calorímetro tenha temperatura constante, após, esvaziamos o calorímetro e adicionamos 50 ml (do enunciado) de agua em uma proveta. Assim adicionamos os 50 ml da agua da torneira na proveta, e transferimos para o calorímetro, onde agitamos ate os 2 min para adquirimos a temperatura inicial T1, anotando na tabel, prossegue –se aquecendo 200ml de agua em um Becker a 60°C e após chegar a temperatura foi transferido 100 ml da agua quente para a proveta e medindo a temperatura T2. Após o processo adicionamos 100 ml da agua quente no calorímetro para obter o equilíbrio termico do calorímetro Te.
Completando a tabela com os valores já obtidos m1 e m2, determinamos o valor da capacidade térmica do calorímetro seguindo a equação dada:
Qaf + Qaq + Qcal=0
M1.c.(Te-T1) + m2.c.(Te-T2) + C.(Te-T1)=0
Tabela
Experiencia
M1 (g)
M2 (g)
T1 (°C)
T2 (°C)
T3 (°C)
C (cal.g-¹)