DETERMINA AO DO TEOR DE SOLIDOS E TOTAIS E UMIDADE
Introdução
A determinação de umidade é uma das medidas mais importantes e utilizadas na análise de alimentos. A umidade de um alimento está relacionada a sua composição, e pode afetar as seguintes características do produto: Estocagem: alimentos estocados com alta umidade irão deteriorar mais rapidamente que os que possuem baixa umidade.
Embalagem: alguns tipos de deterioração podem ocorrer em determinadas embalagens se o alimento apresentar uma umidade excessiva.
Processamento: a quantidade de água é importante no processamento de vários produtos, como, por exemplo, a umidade do trigo na fabricação do pão e produtos de padaria.
A umidade é o principal fator para os processos microbiológicos, como o desenvolvimento de fungos, leveduras e bactérias, e também para o desenvolvimento de insetos. No caso dos produtos perecíveis o frio é normalmente utilizado como inibidor do processo microbiológico, enquanto que para os produtos deterioráveis, é a secagem. O conhecimento do teor de umidade das matérias primas é de fundamental importância na conservação e armazenamento, na manutenção da sua qualidade e no processo de comercialização.
Objetivo
Analisar o teor de umidade da polpa do tomate.
Material Utilizado
Balança Analítica
Cadinhos de Porcelana
Estufa
Dissecador
Pinça
Procedimento
Ligar a balança analítica
Pesar 3 cadinhos de porcelana
Depois de pesar cada cadinho tarar a balança para pesar 3g do produto a ser analisando.
Levar para a estufa com o auxilio de uma pinça, a 105°C durante 5 horas.
Depois coloque em um dissecador para esfriar e pesar novamente.