detentores de interesse nas empresas
MESTRADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
ECONOMIA
Detentores de interesses na Empresa
Uma empresa deve ser organizada com carácter económico e profissional constituída com o fim de obter lucro. Assim deverá obedecer a uma estrutura hierárquica, a diversos procedimentos e deste modo terá mais possibilidades de ser lucrativa.
Nesta definição jurídica contemplada no Código das Sociedades Comerciais (CSC), o titular da empresa poderá ser um comerciante em nome individual ou uma sociedade.
Através da definição técnica da empresa pretende-se analisar os diversos meios humanos, técnicos e financeiros organizados, tendo por objectivo primordial, através da produção e / ou venda de bens e serviços, satisfazer as necessidades da comunidade, e dessa forma, criar valor para os detentores do seu capital, ou seja, satisfazer os vários stakeholders.
Tal como foi mencionado no parágrafo anterior, numa empresa existem vários tipos de meios. Os humanos que se tornam importantes pois quanto mais produtiva for a equipa de trabalhadores, mais rentável será a empresa, tendo esta mais possibilidades de obter um negócio viável. Não adianta ter um bom meio humano se por sua vez os meios técnicos se encontram obsoletos e não se mostram capazes de assegurar um funcionamento rentável da empresa, pois mostra-se necessário um equilíbrio entre os meios humanos e os meios técnicos, tendo estes de ser razoáveis e adequados às qualificações dos trabalhadores. Os meios financeiros traduzem o lucro obtido pela empresa sendo dos meios mais importantes. Deste modo é criado valor para os detentores de capital, e mesmo que os dividendos não sejam distribuídos, estes ficam no capital próprio da empresa, acabando por valorizar esta no mercado.
Este objectivo da empresa de criar valor não se destina apenas para sócios ou para os accionistas mas também para os demais stakeholders. Esta expressão engloba todos os agentes que têm interesse num bom