Detecção do Cloro Presente na Decomposição Térmica do PVC.
AUTORES: Sousa, M.S.(UEMA); Teixeira, B. F. (UEMA).
RESUMO: O trabalho em questão vem demostrar por meio de experimentação, aspectos conceituais, suas caracteristicas, metódo de fabricação e detecção do ácido clorídrico presente no PVC através de sua decompósição térmica, com o objetivo de discutir a importância da queima inadequada do PVC em ambientes abertos.
PALAVRAS CHAVES: Decomposição Térmica, Ácido Clorídrico, PVC.
INTRODUÇÃO: O Cloreto de Polivinil, comumente chamado pela sigla PVC, é um dos plásticos mais utilizados no mundo, sendo utilizado em uma ampla variedade de aplicações. O PVC é composto de duas matérias-primas básicas: etileno e cloro. O cloro aparece com 57% do peso, sendo obtido do sal comum ou de cozinha (NaCl) pelo processo de eletrólise, e o etileno com 43%, vindo do craqueamento do petróleo. O PVC é um polímero termoplástico pertencente à família do etileno , na qual predomina uma cadeia de átomos de carbono (C) que pode ter vários tipos de átomos ligados a ela. No caso do PVC, átomos de cloro (Cl) substituem alguns átomos de hidrogênio (H). A presença do cloro na cadeia do polímero torna o PVC um dos termoplásticos mais conhecidos e versáteis. É o responsável pelo caráter natural anti-chama e autoextinguível pelas inúmeras formas e propriedades do PVC. Devido à instabilidade da ligação carbono-cloro na cadeia, o polímero é sensível à temperaturas acima de 700º C e à luz ultravioleta. Ele é compatível com diversos aditivos que, dependendo das quantidades empregadas, podem modificar completamente as características dos produtos finais, obtendo-se produtos transparentes ou opacos, rígidos ou flexíveis, etc. É quimicamente inerte: não é afetado por ácidos, bases, soluções aquosas e mesmo fortes agentes oxidantes têm fraca ação sobre o material.
MATERIAL E MÉTODOS: Para a realização do experimento foi utilizado tubo de encanamento de PVC, cadinho, bico de Bunsen, tela