Detectores residenciais de vazamento de gás de cozinha
1 iNTRODUÇÃO
A área de automação residencial tem facilitado, cada vez mais, a vida dos moradores, a oferecer um ambiente confortável, prático e principalmente seguro. Consiste em, basicamente, dentro do ambiente doméstico, aplicar sistemas de controle baseados na automação, tendo comandos objetivos e práticos.
Dessa maneira, a concernir à segurança nos lares, o enfoque deste projeto será em detectores de vazamento de gás. Esses equipamentos servem para medir e indicar a concentração de gases no ar. Para fins de segurança, são utilizados no combate a incêndios, podendo ser portáteis ou estacionários.
O emprego desses detectores depende de vários fatores, que aqui serão descritos, assim como seu funcionamento e prováveis defeitos, tendo em vista o conhecimento apreendido na pesquisa.
2 TEMA DO PROJETO
Ao analisar os detectores, encontram-se, neste ramo, dois tipos de sensores: semicondutores de óxido metal e sensores catalíticos e infravermelhos. Destacar-se-ão estes, destinados a gases combustíveis e eletroquímicos, de modo que aqueles são utilizados na detecção de gases tóxicos.
Dentre os vários gases combustíveis: gás liquefeito petróleo, gás natural e gás de carvão, o primeiro destaca-se sobre os demais visto ser aquele utilizado nos botijões, para abastecimento doméstico, em uso do fogão.
2.1 o PROBLEMA DA PESQUISA
Os detectores de vazamento de gás são formados por um sistema, cuja peça principal é o sensor. Esse elemento analisa constantemente o ar: quando a concentração de gás no recinto alcança 10% do limite inferior de “explosividade” (0,21% de gás na atmosfera), ele emite um comando que dispara um alarme visual e sonoro, de modo que possibilite ao usuário sua percepção e consequente desligamento imediato.
2.2 HIPÓTESES
A concernir os detectores, é primordial supor que seu funcionamento seja aprimorado quando seus elementos o forem. Assim, sensores, fontes de