DETALHAMENTO DE COLOCAÇÃO DE PISO DE MADEIRA
ESCOLA DE ARQUITETURA E URBANISMO
Detalhamento Técnico de Acabamento de Pisos de Madeira Maciça
Nome: Isabela Guerra Nonato
Disciplina: Materiais e Técnicas de Construção II
Professor: Edgar V. Mantilla Carrasco
Belo Horizonte, Outubro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS – UFMG
ESCOLA DE ARQUITETURA E URBANISMO
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Materiais e Técnicas de Construção II, no Curso de Arquitetura e Urbanismo, na Universidade Federal de Minas Gerais. Prof.: Edgar V. Mantilla Carrasco
Belo Horizonte, Outubro de 2014
1. Introdução
Para o acabamento de pisos em madeiras maciças pode-se utilizar diversos tipos de acabamentos em madeira maciça, como por exemplo: listone, tacão, taco, parquet, lamparquet e ecopiso.
A instalação do piso de madeira maciço é feita na fase final da obra com o ambiente protegido com portas e janelas instaladas para proteção de incidência de sol e chuva, e também sem indícios de infiltrações pelo contrapiso ou pelas paredes. A pintura das paredes deve ser feita após a instalação do piso de madeira, protegendo o piso com papelão ondulado.
Existem três métodos para a instalação de pisos de madeira maciça, pregado, grampeado e colado. O método utilizado vai depender da madeira e do piso desejado.
2. Desenvolvimento
Contrapiso:
O contrapiso deve ser preparado de cimento e areia proporção de 3x1 (três de areia por um de cimento), com 5 centímetros de espessura, impermeabilizado, nivelado e livre de umidade. Sua base é feita a partir da camada de terra com uma camada de pedra brita, um lastro de concreto e uma manta asfáltica ou lona plástica para evitar infiltração de umidade. Deve secar por um período de 30 dias antes da