Desvios sexuais
Disciplina: Psicologia Jurídica
Horas/aula: 40
Créditos: 2
Prof. Luiz Antonio de Oliveira e Araújo,
Ph. D.
Horário: Matutino/Noturno
Semestre: 2013/2º
Turma: 2º Período e-mail: professor.luiz@folha.com.br
Introdução à Psicologia: alguns conceitos.
(1) Interpretação
(2) Hermenêutica
(3) Exegese
Paul Ricouer
(4) Signo
(5) Significado
(6) Significante
Ferdinand de Saussure
(1) Interpretação: é muito menos uma troca de informações e muito mais um intercâmbio de expectativas comunicativas. Análise apurada do papel do 2º sujeito – destinatário ou receptor da mensagem, como sujeito agente ativo do discurso, numa atuação direta na produção de respostas e manutenção da dialética comunicacional. Centraliza-se na 1ª pessoa.
(2) Hermenêutica1: arte de interpretar. Conflito de interpretações. Distinguir a interpretação lógica da interpretação sistemática. Interpretação Lógica = cuida apenas do valor lógico das palavras.
Interpretação sistemática = vem para elucidar dúvidas possivelmente ainda existentes, após a exegese gramatical e lógica.
Um problema hermenêutico é um problema de interpretação: compreendê-lo a partir de sua intenção, baseando-se no fundamento daquilo que ele pretende dizer. Visão dialética da interpretação aberta.
(3) Exegese. Do grego “explicação, interpretação”. Implica toda uma teoria do signo e da significação. Explicação ou interpretação de um texto segundo as regras da hermenêutica. Estuda o sentido de um texto, pode referir-se a uma frase, a um fragmento ou a uma obra completa.
1
Sobre o sentido das palavras "hermenêutica" e "interpretação", Belaunde (BELAUNDE, Domingo Garcia. La
Interpretación Constitucional como Problema. Revista de Estudios Politicos, nº 86, octubre-deciembre de 1994.), analisa a questão para concluir que são vocábulos diferentes designativos da mesma coisa: Hermenêutica teria origem grega, possivelmente derivada de Hermes, que foi intérprete ou mensageiro dos deuses;