Desvios Posturais
Érica Andrade de Souza
Desvios Posturais
SALVADOR-BA
2013
Érica Andrade de Souza
Desvios Posturais Atividade solicitada pela disciplina de Educação Física para maior conhecimento do corpo humano e como forma de avaliação da III unidade
SALVADOR-BA
2013
Postura Correta
Para caracterizar um desvio postural, deve-se ter conhecimento do que é postura correta. Todos os tipos de boa postura caracterizam-se principalmente por um aspecto essencial: o alinhamento correto da coluna vertebral. Uma coluna vertebral bem alinhada passa pelo centro do corpo, desde a parte de trás da cabeça até o cóccix.
A postura correta na posição em pé, apresenta o alinhamento vertical do corpo, desde a parte de cima da cabeça, passando pelo centro do corpo, até a sola dos pés.
A maneira correta de se sentar é com a cabeça ereta, sentado sobre a musculatura isquiática, costas apoiadas no encosto da cadeira, estendendo delicadamente as partes posteriores das costas, levantando o tórax, os ombros devem ser levados para trás e para baixo, de encontro ao encosto da cadeira.
Para manter a coluna em posição neutra enquanto estiver deitado, para dormir ou simplesmente para repousar, é necessário não apenas adotar uma posição correta como também fazer uma escolha da superfície e do apoio da cabeça. Assim como nas posições ereta e sentada, o objetivo é o apoio para a cabeça e manter a coluna vertebral em posição neutra, porém horizontal.
Desvios Posturais
Os desvios posturais tais como a lordose cervical, cifose dorsal, lordose lombar e escoliose podem levar ao uso incorreto de outras articulações, tais como as dos ombros, braços, articulações temporo-mandibulares, quadris, joelhos e pés. Manter posturas erradas por tempo prolongado pode acarretar alterações posturais ocasionando enrijecimento das articulações vertebrais e encurtamento dos músculos.