Desvio de septo
O septo nasal é a parede que separa o lado esquerdo do lado direito do nariz, é firme porém flexível, coberta por mucosa e rico em vasos sanguíneos. O ideal é que ele localize-se no meio, de forma que os lados do nariz sejam iguais. Cerca de 80% das pessoas, tem um pequeno desvio natural, quase imperceptível.
O desvio deixa o nariz desalinhado, além de alterar o padrão de corrente de ar, podendo bloquear o lado estreitado, em alguns casos a abertura dos seios paranasais pode ficar bloqueada facilitando a sinusite, além de deixar a pele do septo do nariz seca e rachada provocando hemorragias nasais frequentes.
As causas do desvio de septo podem ser durante a formação do nariz na gestação, uma lesão nasal durante o parto ou com o avançar da idade podem ocorrer traumas e contusões que colocam o septo do nariz fora do lugar.
Entre os principais sintomas estão o bloqueio de uma das narinas, congestão nasal, hemorragias nasais, infecções nos seios paranasais; dor facial, cefaléia, obstrução nasal e predisposição a rinites e sinusites; respiração ruidosa durante o sono, principalmente em crianças e bebês, respiração bucal frequente, cansaço, dificuldades para dormir e roncos. Como este paciente não tem uma adequada ventilação nasal, respira também pela boca, inalando um ar não filtrado, aquecido e umidificado, o que diminui sua resistência ocasionando infecções respiratórias.
Segundo o