Desvendando o registro
Podemos dizer que o registro do Windows é onde o Windows guarda os seus segredos. Todas as configurações que são alteradas em seu computador refletem no Registro. Ele é uma espécie de banco de dados onde são armazenadas todas as informações sobre os programas instalados, estrutura de diretórios, informações de usuários, etc. É através do Registro que o sistema consegue saber onde os programas estão armazenados e quais são os arquivos relacionados com esses programas. Logo, se o Registro corromper, o sistema não conseguirá saber para onde apontar, ocasionando um travamento.
[b]Regedit[/b]
Para termos acesso ao Registro do Windows, a Microsoft disponibilizou uma ferramenta avançada para exibir e alterar as configurações no Registro do sistema, essa ferramenta é chamada de Editor do Registro. Para acessá-la, devemos seguir o caminho: Iniciar > Executar > regedit [enter]. Atenção!! Alterações incorretas podem danificar o sistema.
[b]Estrutura do Registro[/b]
O Registro é organizado hierarquicamente como uma árvore e é formado por chaves e suas sub-chaves, seções e entradas de valores.
Chaves: são as pastinhas amarelas principais que aparecem no painel esquerdo da janela. Cada chave possui suas sub-chaves. São em um total de 5:
- HKEY_CLASSES_ROOT: Na verdade essa chave é um atalho para HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Classes e tem a finalidade de garantir que o programa correto será aberto quando você abrir um arquivo usando o Windows Explorer.
- HKEY_CURRENT_USER: Essa chave é um atalho para HKEY_USERS\userAtual e tem a finalidade de mostrar as informações do usuário atual do sistema, como configurações personalizadas. Essas informações são chamadas de perfil do usuário.
- HKEY_LOCAL_MACHINE: Principal chave do registro, pois ela guarda as informações de hardware e de software. Contém informações específicas do computador para todos os usuários.
- HKEY_USERS: Nesta chave são guardadas as informações de todos os diferentes usuários do sistema.