Desvantagens do Telhado Verde
- Manutenção: O Telhado Verde necessita de frequentes manutenções para manter sua estrutura saudável e bonita e as reparações são mais caras (encontrar e consertar vazamentos eventual é mais caro e difícil,) a frequência é maior para a cobertura intensiva, podendo ser mensal, e menor para o teto jardim extensivo, que pode ser tratado uma vez por ano.
- Alto Investimento Inicial: Para a instalação eficiente de um teto jardim é necessário um investimento inicial considerável. No entanto, esse tipo de cobertura é mais rentável em longo prazo, já que propicia uma economia de energia e expectativa de vida mais longa da própria cobertura e da estrutura da edificação.
- Restrições: A vegetação possui diversas restrições quanto à estrutura, temperaturas e outras características ambientais que podem inviabilizar o projeto que envolvem condições de clima e tempo (exemplo: jardins no último andar são inapropriadas em lugares de muito vento; plantas são frágeis e podem ser não sobreviver).
- Sistema Complexo: Um projeto de Telhado Verde é complexo e necessita de mão de obra especializada, pois envolve diversos aspectos de um imóvel. Seus sistemas de drenagem merecem grande atenção visto que as coberturas ajardinadas precisam de cuidado especial ao serem construídas, pois caso sejam mal executadas, podem provocar vários problemas na edificação. A colocação das camadas que integram o teto jardim e o tratamento dos pontos singulares devem ser realizados com as devidas precauções para evitar danos mecânicos.
- Surgimento de Pragas: Caso não receba manutenção, podem surgir pragas urbanas no telhado e seus benefícios tornam-se quase inválido.
-Carga adicional: A implantação de um teto jardim numa edificação acrescenta em sua carga estrutural valores que variam de acordo com o caráter - intensivo ou extensivo – da cobertura vegetal. O teto jardim intensivo implica numa carga adicional maior do que o teto extensivo. Isso acontece