destilações
Instituto de Química e Biotecnologia - IQB
Destilações.
Relatório apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Química Orgânica 1, sob orientação do professor Nivaldo Alves Soares.
Aluna: Aglaupe Meira Bastos
Curso: Química Bacharelado
1 – INTRODUÇÃO:
O processo de destilação consiste em separar a substância mais volátil por meio da vaporização, de modo que o componente menos volátil permaneça no frasco inicial. A substância com maior grau de volatilidade é recuperada depois, através da condensação.
No caso de uma solução sólido-líquido, a diferença existente entre os pontos de ebulição costuma ser muito grande. Para fazer a separação destes componentes, a mistura é depositada em um balão e aquecida. Os vapores do líquido atravessam o condensador, onde são liquefeitos e em seguida são recolhidos.
Para uma mistura de líquidos esta técnica de separação não é muito eficiente, pois como os pontos de ebulição são muito próximos, os líquidos presentes na mistura acabam se vaporizando em conjunto, em proporções diferentes. Para melhor separar melhor separar os constituintes de uma mistura líquido-líquido, é necessário que a destilação seja repetida por várias vezes. Isso pode ser facilitado, através do uso de colunas de destilação. Este processo no qual se utiliza uma coluna de destilação, é chamado de destilação fracionada.
2 – MATERIAIS E REAGENTES:
1. Equipamentos e Vidrarias
1 proveta 100 mL
1 balão de fundo redondo, 250 mL
1 condensador tipo Liebig
1 adaptador com saída lateral (cabeça de destilação)
1 termômetro, 0 – 100 ºC
1 coluna de fracionamento (Vigreux)
Borbulhadores (fragmentos de louça)
1 manta elétrica para balão de 250 mL
1 reostato
2 suportes universais
2 garras
2 mufas
2 rolhas de borracha
2 tubos de borracha para água
2. Substâncias-Problema
Hexano, 50 mL
Etanol, 50 mL