destilação
CENTRO TECNOLÓGICO DO AGRESTE - CTA
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
DESTILAÇÃO SIMPLES
CARUARU,2013
INDECE
INTRODUÇÃO
OBJETIVO
MATÉRIAIS E METODOLOGIA
RESULTADOS E DISCURSÕES
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
CARUARU, 2013
INTRODUÇÃO
A destilação simples é uma técnica usada na separação de um líquido volátil de uma substância não volátil. Não é uma forma muito eficiente para separar líquidos com diferença de pontos de ebulição próximos.
De forma geral, consiste na evaporação de uma substância através de aquecimento, para em seguida condensar seus vapores e, finalmente, recolher o líquido purificado num recipiente à parte.
Quando uma substância pura é destilada à pressão constante, a temperatura do vapor permanece constante durante toda a destilação. O mesmo comportamento é observado com misturas contendo um líquido e uma impureza não volátil, uma vez que o material condensado não está contaminado pela impureza.
No caso de misturas líquidas homogêneas (soluções ideais), a pressão total do vapor, a uma determinada temperatura, é igual à soma das pressões parciais de todos os componentes (Lei de Raoult), a composição de vapor da mistura em relação a cada componente depende também das pressões parciais, segundo a Lei de Dalton, revela que, para uma mistura ideal, o componente mais volátil tem maior fração molar na fase vapor do que na fase líquida em qualquer temperatura.
OBJETIVO
Obter a separação do álcool das substâncias homogenias, Whisky e o álcool etílico comercial, a fim de verificar a porcentagem do mesmo encontrado em cada mistura.
MATÉRIAS E METODOLÓGIA
Foram utilizados os seguintes materiais para a realização do experimento:
2 condensadores;
2 balões de destilação;
2 provetas;
2 béqueres;
2 termômetros;
2 aquecedores;
4 suportes universais;
150 ml de Whisky;
250 ml de