Destilação simples
INTRODUÇÃO
A purificação de substâncias é um processo muito importante em laboratórios de química e indústrias. Os compostos orgânicos nem sempre são obtidos na sua forma pura, sendo frequentemente acompanhados de impurezas. Um dos processos utilizados na purificação de compostos orgânicos líquidos é a destilação, na qual a técnica baseia-se nas diferenças entre as temperaturas de ebulição das substâncias.
A destilação é o modo de separação usado, quando temos duas ou mais substâncias líquidas misturadas entre si, ou ainda quando temos uma ou mais substâncias líquidas e um (ou mais, mas estes não são passíveis de serem separadas por este processo) sal misturados, em que este se torna sólido depois de as substâncias líquidas se terem evaporado. Simplificando, a destilação é o processo no qual duas substâncias são separadas através do aquecimento.
O fracionamento do petróleo, a obtenção de álcoois e a extração de essências são apenas alguns exemplos dos processos em que a destilação é empregada na indústria. Vale ressaltar que desde a antiguidade encontramos relatos do emprego dessa técnica, exemplo disso é a destilação de bebidas alcoólicas. A bebida é feita pela condensação dos vapores de álcool que evaporaram devido ao aquecimento de um mosto fermentado
OBJETIVO
O experimento efetuado no laboratório durante a aula prática de química orgânica teve como objetivo principal o preparo de uma solução de Cloreto de Sódio (NaCl) a 10% em 100 ml de água e destilar a solução.
5
PARTE EXPERIMENTAL E RESULTADOS
* MATERIAIS E REAGENTES * Materiais 1. Duas mangueiras; 2. Termômetro; 3. Funil; 4. Frasco de destilação; 5. Adaptadores; 6. Becker ; 7. Tubo de ensaio; 8. Suporte; 9. Manta aquecedora; 10. Fogareiro; 11. Pedras de