destilação simples
Aplicar a técnica de destilação simples como método de purificação de compostos inorgânicos em uma amostra de água com sal, a fim de separar o sal presente na mistura.
Materiais:
Adaptador de Destilação.
Balão de Fundo Redondo.
Béquer de 250 ml.
Condensador Reto.
Erlenmeyer de 250 ml.
Mangueira.
Manta Elétrica.
Proveta.
Rolha.
Suporte Universal e Garras.
Termômetro.
Reagentes:
Água - H2O.
Cloreto de sódio - NaCl .
Nitrato de Prata - AgNO₃.
Procedimento:
Foram adicionados dentro do balão de destilação 30ml da amostra de água, sal e nitrato de prata. Montando-se o sistema de destilação simples, verificou-se se todas as conexões estavam bem ajustadas e foi colocado um termômetro na parte superior da junta de vidro. Logo após abriu-se o registro de água para que o fluxo da mesma passasse lentamente pelo condensador.
Com o aquecimento do balão, o líquido com menor ponto de ebulição começou a evaporar. Passando pelas paredes reesfriadas do condensador, o vapor desse líquido condensou-se e caiu no béquer.
Depois de recolher o primeiro líquido, continuou-se o aquecimento e a temperatura continuou a subir, até ficar novamente constante e o segundo líquido, com o ponto de ebulição maior que o do primeiro, começou a evaporar e condensar-se, sendo recolhido em outro béquer.
Conclusão:
Aplicamos a técnica de destilação simples em uma amostra de agua e sal, com o proposito de separar o sal da mistura. Nosso resultado foi satisfatório e conseguimos separar o sal da agua .
Referências Bibliográficas:
Acesso em: 13 de fevereiro ás: 15:34. http://www.qmc.ufsc.br/organica/aula02/destsimples.htmlAcesso em: 13 de fevereiro ás: 15:40.
http://www.infoescola.com/quimica/destilacao-simples/