Destilação Simples
O condensador é formado por um duto interno, onde em volta desse duto passa água fria corrente. Esse duto desemboca em um béquer ou erlenmeyer.
A solução no balão é esquentada, até que o líquido com menor ponto de ebulição comece a evaporar. Ao evaporar, ele só tem o condensador como caminho a seguir. As paredes do condensador são frias, pois a sua volta passa água fria. Ao entrar em contato com essas paredes frias, o vapor se condensa, retornando ao estado líquido. Após algum tempo, todo o líquido de menor ponto de ebulição terá passado para o béquer, e sobrará a outra substância, sólida, no balão de vidro.
CRISTALIZAÇÃO
A mistura é aquecida até o líquido evaporar e só restar o sólido no recipiente (usado quando só se quer o elemento sólido descartando o elemento líquido, caso queira os dois, é usado a destilação).
FUSÃO FRACIONADA
A fusão fracionada é um processo de separação de misturas de sólidos, onde o ponto de fusão dos sólidos seja diferentes. Ela é utilizada para separar ferro de chumbo, por exemplo, onde o ferro funde-se a 1536°C e o chumbo funde-se 327°C. Aquecendo o sistema ferro-chumbo o chumbo fundirá primeiramente que o ferro assim dando para fazer a separação.
Este processo pode ser feito também quando a mistura apresenta mais de 2 substâncias, mas desde que os pontos de fusão sejam diferentes.
LIQUEFAÇÃO
Ocorre por diferença no ponto de ebulição. A mistura de gases é resfriada até que é atingido o ponto