Destilação simples x destilação fracionada
É um processo que consiste em separar misturas homogêneas a partir do aquecimento da mistura até a sua ebulição e em seguida o vapor do líquido mais volátil (de menor ponto de ebulição) é condensado.
Existem dois tipos de destilação. A destilação simples, e a destilação fracionada.
Destilação Simples:
Usado para separar misturas homogêneas do tipo sólido-líquido, nas quais os componentes têm pontos de ebulições muito diferentes.
A mistura é colocada no balão de destilação que é aquecido sobre a tela de amianto, na chama do Bico de Bunsen ou sobre uma manta elétrica caso seja inflamável¹.
Quando a temperatura atinge o P.E (Ponto de Ebulição), o componente mais volátil vai para o condensador e é mantido resfriado pela circulação de água continua, ao encontrar as paredes frias do condensador, o vapor condensa (passa novamente para a fase líquida) e é recolhido por um erlenmeyer posicionado na saída do condensador.
É utilizada quando há interesse nas duas fases.
Esquema de destilação simples, aquecida sobre o Bico de Bunsen.
Observação ¹: Quando o líquido for inflamável é usada uma manta térmica para o aquecimento, como está ilustrado na imagem abaixo.
Destilação Fracionada:
Usada para separar misturas homogêneas do tipo líquido-líquido e não azeotrópicas (T.E constante).
Os componentes têm pontos de ebulição diferentes.
Os líquidos entram em ebulição quase ao mesmo tempo, mas seus vapores são forçados a passar por um caminho difícil na coluna de fracionamento (entre bolinhas de porcelana, cacos de cerâmica ou de vidro) de modo que só a substância de menor P.E vence esses obstáculos e vai para o condensador, enquanto a de maior P.E retorna para o balão.
Esquema de destilação fracionada, aquecida sobre a manta térmica.
A eficiência de ambas as destilações depende do que se deseja destilar, se forem misturas do tipo sólido-líquido, deve-se utilizar a Destilação Simples, pois ao final obtemos as duas fazes. Já se