Destilação Industrial
Destilação é um processo muito utilizado na indústria química. É um processo de separação de misturas de líquido através da evaporação e condensação. Essas misturas são separadas em componentes e/ ou substâncias, o agente de separação é o calor. É utilizado na obtenção de álcool, ainda na indústria petrolífera, na separação de frações do petróleo bruto.
Volatilidade
A separação em uma destilação ocorre devido a diferença de volatilidade de um componente para outro. Em uma mistura a fração mais volátil é aquela que possui maior pressão de vapor, logo, tem uma grande facilidade de evaporar-se.
Equilíbrio Líquido- Vapor
Quando um recipiente é colocado no vácuo com determinada quantidade de uma mistura líquida, mantendo a temperatura constante. O líquido tende a se vaporizar até alcançar a pressão de equilíbrio entre a fase de vapor e a fase líquida.
Mas como se dá esse equilíbrio?
Esse equilíbrio ocorre quando no processo de separação, o número de moléculas que evaporam for igual ao número de moléculas que se condensam, nesse momento do equilíbrio temos o que é chamado de equilíbrio Termodinâmico.
Existem 3 tipos diferentes de destilação
2. Destilação Simples ou Descontínua
Esse tipo de destilação é realizado em bateladas. O líquido é introduzido no vaso, onde é aquecido até o ponto de ebulição, evaporando. Os vapores saem por cima através do condensador onde são liquefeitos e esse líquido é coletado em outro recipiente.
A primeira porção do destilado será a mais rica em componentes voláteis, conforme há a continuidade da etapa de vaporização, o produto vaporizado se torna mais volátil e o líquido residual menos volátil, pois a quantidade percentual de componentes leves no resíduo líquido vai se esgotando.
O destilado ainda pode ser coletado em porções separadas denominados de corte, estes podem produzir uma série de produtos destilados com diversos grau de pureza.
3. Destilação por Expansão Brusca ou em um Único Estágio
Diferente da