destilação fracionada de uma mistura de 50 mL de tolueno e 25 mL de n-hexano
Experimento 3 -
Destilação fracionada
Resumo e palavras chave Nesse experimento, realizamos uma destilação fracionada de uma mistura de 50 mL de tolueno e 25 mL de n-hexano, recolhendo as frações referentes às proporções de 2:1, 1:1 e 1:2 (tolueno:n-hexano). Também foram medidas as densidades e o índice de refração de cada fração recolhida. Palavras chave: destilação fracionada, densidade, índice de refração.
Resultados e discussão
Nesse experimento, realizamos uma destilação fracionada de uma mistura de tolueno (50 mL) e n-hexano (25 mL).
Inicialmente, foi montado o sistema de destilação. Feita a montagem, foi iniciado o procedimento.
A destilação fracionada é um processo de separação de componentes voláteis de uma mistura por repetidas vaporizações e condensações, alternadamente. O componente mais volátil torna-se vapor, assim como o menos volátil. No entanto, a presença de dentes na coluna de destilação permite que a mistura esteja sujeita continuamente a ciclos de vaporização-condensação à medida que sobe, de modo que a separação ocorra. Em uma solução ideal de dois líquidos, a destilação simples não seria muito eficaz. O destilado final conteria o líquido não desejado em uma quantidade considerável.
Considerando que a mistura atenda a Lei de Raoult,
é esperado que a primeira fração obtida possua uma porcentagem maior do composto mais volátil (n-hexano), a segunda fração obtida possua uma porcentagem equilibrada dos dois compostos presentes na mistura, e que a última fração obtida possua uma porcentagem maior do composto menos volátil (tolueno). Tal relação baseia-se no fato de que, quanto maior a temperatura do sistema, esta estará mais próxima à temperatura de ebulição do composto menos volátil, tornando mais difícil a liquefação do mesmo ao passar pela coluna de destilação. Durante o aquecimento, a temperatura não se manteve crescente a todo momento. Isso foi observado com a