Destilação alcoolica
TÉCNICO EM QUÍMICA
PRODUÇÃO E RECICLAGEM DO ALUMÍNIO
Jurandir Lopes Teixeira
Trabalho apresentado à disciplina
Gestão de Resíduos
Profª Elaine
Rio Claro
Maio/2011
Título: Fermentação e Produção do álcool
Objetivo: Relatar e visualizar o processo de fermentação e destilação alcoólica em laboratório.
Introdução:
O etanol, CH3CH2OH, é um dos principais alcoóis que existem, sendo ele é incolor, inflamável e de odor característico. O etanol ou álcool etílico pode ser obtido através da fermentação dos açúcares. Este é o método mais comum no Brasil, que utiliza a cana-de-açúcar para obter os açúcares que darão origem ao etanol. Este álcool é o que se encontra em todas as bebidas alcoólicas, assim como no álcool combustível e na gasolina, como um aditivo.
O etanol pode ser obtido também, pela fermentação de cereais, tais como a cevada e o malte. A cerveja é obtida pela fermentação de cereais.
A fermentação ocorre com a adição de fermento biológico a uma mistura de água e açúcares. O fermento por possuir enzimas de levedura que convertem açúcar em álcool, é o responsável pelas reações de transformação de glicose a etanol.
. A destilação é o processo de evaporar o álcool, que ferve a uma temperatura mais baixa do que a água, e recolher o vapor antes que esse condense novamente para a forma líquida.
O etanol, além de ser utilizado em bebidas alcoólicas e como álcool combustível, ele é muito empregado na indústria, seja na farmacêutica (na produção de perfumes, loções, anti-sépticos, etc) ou como solvente químico.
Vidraçarias e reagente utilizado:
1° Parte
- Proveta de 100 ml
- Espátula
- Bastão de vidro
- Béquer de 600 ml e 100 ml
- Erlenmeyer 500 ml
- Funil
- Papel de Filtro
- Balança semi-analítica
-Frasco de plástico com – com tampas furadas e interligados com um tubo – de 500 ml e 1000 ml.
- Termômetro
- Bico de bunsen, tela de amianto e tripé
- pHmêtro
- Pipeta graduada de 5ml.
- Hidróxido