destilacao gasolina
Avaliar a composição da gasolina e verificar sua acidez.
2. Introdução
Na aula prática realizada foi feito o processo de destilação simples, onde consiste na separação de uma mistura homogênea (aquela cujas substâncias constituintes não podem ser identificadas, pois possuem as mesmas propriedades em toda a sua extensão. Tais substâncias sofrem dissolução, ou seja, a sua mistura produz somente uma fase).
Este processo permite a separação de um líquido de uma substância não volátil (tal como um sólido), ou de outros líquidos que possuem uma diferença no ponto de ebulição maior do que cerca de 80o C. É um método rápido de destilação, e deve ser usado sempre que possível .É uma técnica rápida, fácil e, se respeitado seus limites, eficaz.
A destilação simples é realizada através de uma aparelhagem que consiste em uma fonte de calor, um balão em que a solução a ser destilada é aquecida. Aumentando-se a temperatura da solução, esta chega a ebulição, e o vapor é forçado a passar pelo condensador. Dentro do balão são adicionadas algumas pedrinhas de porcelana, que, devido à alta porosidade fornecem uma grande superfície de contado para as micro bolhas que se formam na solução, controlando-as, evitando um excesso de turbulência na ebulição. O condensador é um tubo de vidro cercado por um fluxo contínuo de água termostatizada. O vapor, vindo do balão, entra em contato com as paredes frias do condensador e condensa. O líquido é, então, recolhido no recipiente. Este líquido é chamado destilado, e o líquido remanescente no balão é chamado resíduo de destilação.
Existem também outros tipos de destilação como a destilação fracionada que é usada na separação de misturas homogêneas quando os componentes da mistura são líquidos. A destilação fracionada é baseada nos diferentes pontos de ebulição dos componentes da mistura. A técnica e a aparelhagem utilizada na destilação fracionada é a mesma utilizada na destilação simples, apenas deve ser colocado um