Dester
CAPITULO 4 – Processo de Software
Um processo de software é um conjunto de atividades que leva à produção de um produto de software.
Atividades que são comuns a todos os processos de software: 1. Especificação de Software; 2. Projeto e Implementação de Software; 3. Validação de Software; 4. Evolução de Software.
Modelo de Processo de Software
Modelo de processo de software é uma representação abstrata de um processo de software.
Modelo em Cascata: Considera as atividades fundamentais do processo, compreendendo especificação, desenvolvimento, validação e evolução, e as representa como fases de processo separadas, tais como especificação de requisitos, projeto de software, implementação, teste e assim por diante.
Estágios do modelo em cascata: 1. Analise e definição de requisitos; 2. Projeto de Sistema de software; 3. Implementação e teste de unidade; 4. Integração e teste de sistema; 5. Operação e manutenção.
Em principio, o resultado de cada fase consiste de um ou mais documentos aprovados (assinados). A fase seguinte não deve começar antes que a fase anterior tenha terminado. Na prática, esses estágios se sobrepõem e trocam informações entre si.
As vantagens do modelo em cascata consistem na documentação produzida em cada fase e sua aderência a outros modelos de processo de software. Seu maior problema é a divisão inflexível do projeto em estágios distintos. Os compromissos devem ser assumidos no estágio inicial do processo, o que torna difícil reagir às mudanças de requisitos de usuários.
Desenvolvimento evolucionário: Esta abordagem intercala as atividades de especificação, desenvolvimento e validação. Um sistema inicial é desenvolvido rapidamente baseado em especificações abstratas. Este sistema é desenvolvido rapidamente baseado em especificações abstratas. Este sistema, é então, refinado com as entradas do cliente para produzir um sistema que