Destaques do Livro de Jeremias
Jeremias viveu numa época perigosa e turbulenta. A tarefa de Jeremias não era fácil. Tinha de na qualidade de profeta de Jeová, anunciar a desolação de Judá e Jerusalém, bem como que o incêndio do templo de Jeová e o povo ser levado ao cativeiro — catástrofes quase inacreditáveis! Havia de profetizar em Jerusalém por 40 anos.
Mais tarde, no Egito, tinha de profetizar contra as idolatrias dos refugiados judeus ali.
O livro de Jeremias foi completado em 580 AEC, e tem um período de abrangência de 67 anos, período este cheio de acontecimentos.
Um fato interessante no início do livro de Jeremias Cap. 1 é a comissão que Jeová dá a Jeremias. Não porque ele queria ser profeta, nem porque procedia de uma família sacerdotal.
O próprio Jeová explica a razão: (vers. 5 diz: “Antes de formar-te no ventre, eu te conheci, e antes de saíres da madre, eu te santifiquei.
Está Jeremias disposto a ir? De forma humilde, ele apresenta a desculpa: (vers. 6: “Mas eu disse: Ai! Soberano Senhor Jeová! Eis que realmente nem sei falar, pois sou apenas rapaz.”)
Jeová o tranqüiliza, dizendo:(vers. 9,10: “Eis que pus as minhas palavras na tua boca. Vê, comissionei-te no dia de hoje para estares sobre as nações e sobre os reinos’
O proveito que podemos tirar destes textos é que: “Muitas vezes estamos em situação similar, talvez no nosso território algumas pessoas sejam apáticas conosco, rudes ou não dão importância ao que falamos,. Mas devemos nos sentir tranqüilizados como Jeremias. Pois a mensagem que levamos foi Jeová quem nos comissionou. Tão oportuno é termos em mente o versículo 19 que diz: “E por certo lutarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti, pois ‘eu estou contigo’, é a pronunciação de Jeová, ‘para te