Dessa
Os hábitos do gaúcho são em geral ligados à vida no campo. Os mais conhecidos são:
É ágil no uso do laço – o gaúcho sabe laçar um cavalo ou um boi usando o laço, feito de couro trançado.
Ser condutor de gado, ou seja, tropeiro - normalmente esse trabalho é realizado por um peão tanto de dia como à noite, faça sol ou faça chuva.
Fazer do cavalo um companheiro – o gaúcho procura nunca se separar do cavalo.
Os alimentos prediletos do gaúcho são o churrasco e o arroz de carreteiro.
Sua bebida preferida é o chimarrão.
As danças gaúchas são a legítima expressão de sua alma. Em todas elas vê-se o espírito de fidalguia e o respeito a figura feminina, que sempre caracterizou o campesino rio-grandense.
As danças dos pares entrelaçados faz muito sucesso.
A mais típica representação tradicional do Rio Grande do Sul, no campo das danças, é o velho "fandango".
As danças folclóricas são: Pezinho; Balaio; Chula; Xote; Boilaneira; Canaverde; Anu; Maçanico; Tatu com Volta Romeiro; Tirana do Lenço; Rancheira de Carreinha e a Chimarrita.
As Danças de Salão são: Valsa; Vaneira; Vaneirão; Xote; Milonga; Bugio; Rancheira e Chamamé.
Dança
Alimentação
Cultura africana
A África é um continente de grande diversidade cultural que se vê fortemente ligada à cultura brasileira. Apesar do primeiro contato africano com os brasileiros não ter sido satisfatório, esses transmitiram vários costumes como:
- A capoeira, que foi criada logo após a chegada ao Brasil na época da escravização como luta defensiva, já que não tinham acesso a armas de fogo;
- O candomblé, que também marca sua presença no Brasil, principalmente no território baiano onde os escravos antigamente eram desembarcados.
Em muitos locais de África, as mulheres são ensinadas desde crianças a serem boas esposas, chegando a aprender linguagens secretas passadas pelas anciãs mais velhas para poderem apenas comunicar acerca dos problemas do casamento, sem que os