Desrespeito aos idosos no Brasil
O Brasil, atualmente, está com um número elevado de idosos na população, diferente de algumas décadas passadas que era considerado um país jovem. Sem o hábito de valorização da terceira idade, a sociedade não tem respeito e costume cultural com esses. Para que essa situação mude, a família, a comunidade e o Estado devem mudar. Quando uma pessoa se aposenta por causa da idade, a família dessa começa a por restrições e planejar a sua vida. Assim, o idoso para de ter esperanças e sonhos ficando “preso” a uma rotina e não terão importância. Com a mudança da família no modo de tratar a terceira idade, esses estarão mais motivados para continuar a vida. A população, com isso, deverá integrá-los na sociedade, através de conversas e mudar costumes culturais. Entretanto, para que isso tenha sucesso e favoreça todas as faixas de idade, o Estado deve mudar algumas leis. Por exemplo, aumentar a idade para aposentar, melhorando a condição de vida dos idosos. Portanto, a valorização do idoso é muito pequena hoje em dia, mas para que esse quadro mude o modo de tratá-los deve ser revisto pela família, sociedade e estado.
Desrespeito aos idosos no Brasil
Diferentemente de décadas passadas, nas quais o Brasil era considerado um país jovem, tem-se, atualmente, um número elevado de idosos na população, o que atrai a necessidade de se criar hábitos de valorização da terceira idade, pois o que nota-se hoje é uma sociedade que não vê tanta importância em respeitar os cabelos brancos e nem as vozes da experiência.
Um exemplo do desdém da sociedade ocorre logo na aposentadoria, quando um idoso, finalmente, se vê ou é visto apto a receber dado valor para que, supostamente, descanse depois de uma vida longa de trabalho (mais do que merecidamente) e nota que está cercado de pessoas interesseiras que tentam se aproveitar da situação, sendo essas, na maioria das vezes, da própria família, o que transforma o que seria uma libertação em uma