Despertar para leitura
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
FERNANDA SANTOS RIBEIRO
A EDUCAÇÃO DE PESSOAS SURDAS
São Cristovão
2010
A Educação de Pessoas Surdas
Fernanda Santos Ribeiro
Graduanda de Pedagogia, 4º período
Resumo: O presente artigo trata da educação especial, ramo da área educativa que volta seus esforços ao trabalho de atendimento e acompanhamento a pessoas com deficiência em instituições especializadas. Neste caso vamos abordar especificamente a educação ligada a surdez. Analisando a importância da família junto com a escola e toda a sociedade para o desenvolvimento e socialização de pessoas surdas.
Palavras-chave: Educação escolar; Surdez; Desenvolvimento; Família; Socialização
O presente artigo trata da educação especial, ramo da área educativa que volta seus esforços ao trabalho de atendimento e acompanhamento a pessoas com deficiência em instituições especializadas. Neste caso vamos abordar especificamente a educação ligada à surdez. A educação escolar dos surdos deve analisar não só a importância do desenvolvimento sociocultural, mas também o exercício da cidadania, contemplando as especificidades ligadas à surdez. O sistema educacional dos surdos esteve por muito tempo a mercê da sociedade, este quadro de abandono passou por fortes mudanças com a inserção de políticas públicas ligadas a Educação Especial. A legislação do Brasil (Constituição Federal/88, LDB 9.934/96) prevê a integração do educando com necessidades especiais no sistema regular de ensino.
Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educando de necessidades especiais. ( LDB)
A educação é algo de grande importância para o desenvolvimento individual e participação na vida social, pois dissemina o saber entre as pessoas, permitindo assim condições de igualdade, portanto se forem