Desperdício da agua
Introdução:
Discutir sobre a água é imprescindível em pleno século XXI, visto que a vida no planeta não seria possível sem sua existência. Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água (Brasil Escola). Porém, segundo a CEDAE, apenas 1% da água doce do mundo é própria para consumo. Enquanto que os outros 2,5% se encontram nas geleiras, aqüíferos, rios e lagos e outros reservatórios como nuvens e vapor d’água.
Além do excesso de água gasta, o problema também passa pelo uso de shampoos e sabonetes que se misturam com a água, logo, contaminando-a. Tais substâncias são encaminhadas como esgoto para ser tratada. Uma vez que esse esgoto não é tratado, é despejado em rios, lagoas e mares, tornando a água inutilizável.
Por isso, concluímos que é de extrema importância reduzir o consumo de água no banho, podendo assim diminuir o excesso de substâncias tóxicas na água.
Objetivo: Nossa proposta é comparar a quantidade de litros que meninos e meninas das turmas 10 da Escola Alemã Corcovado gastam em relação ao Brasil e verificar se o tempo gasto no banho está de acordo com o estimado. Poderemos concluir assim se os alunos estão gastando uma quantidade razoável em comparação à média do país e se seu tempo no banho é o necessário.
Metodologia:
Nosso grupo irá entrevistar 15 homens e 15 mulheres para verificar o tempo total gasto no banho, levando em consideração que no caso das mulheres, o tempo pode variar dependendo da lavagem do cabelo ou não. Por isso é necessário fazer uma média de cada sexo e somar o número de horas e dividir pelo número de entrevistados. Para finalizar, faremos uma média da quantidade de litros gastos, somando depois esse número entre homens e mulheres.
OBS: Será verificada a quantidade de litros gastos por minuto.
Resultado: Após entrevistar 15 meninos e 15 meninas, concluímos que eles demoram cerca de 10 minutos e meio no banho, gastando durante esse tempo, em torno de 189