Despacho Ótimo
INTRODUÇÃO 2
ENTENDENDO O PONTO DE VÁLVULA 2
ENTENDENDO O DESPACHO ECONÔMICO 4
MÉTODOS DE OTIMIZAÇÃO APLICADOS AO DESAPCHO ECONÔMICO 5
ESTUDO DE CASO PROPOSTO 9
CONCLUSÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS 10
AGRADECIMENTOS 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
2. INTRODUÇÃO
Sistemas de controle automático são amplamente usados em sistemas de potência, onde são aplicados controles locais nas unidades geradoras movidas a turbinas e nos barramentos controlados por tensão. E uma operação econômica destas unidades é muito importante, para garantir retorno lucrativo do capital investido. Taxas fixadas por entidades regulamentadoras e a importância da conservação do combustível exercem pressão sobre as companhias geradoras para se alcançar a maior eficiência possível, o que conduz à minimização dos custos do quilowatt-hora para o consumidor e os custos de fornecimento de energia pelas concessionárias, face aos constantes aumentos de custos com combustíveis, mão de obra, suprimentos e manutenção.
Uma operação econômica envolvendo geração e distribuição de energia pode ser dividida em duas partes – o despacho econômico, que lida com o custo mínimo da produção de energia, e a distribuição de energia para as cargas com o mínimo de perdas.
O presente trabalho aborda uma forma econômica de distribuição de energia com unidades geradoras, desprezando-se as perdas devidas à transmissão, através de um modelo matemático e computacional, com cálculo do custo incremental e custo total da instalação, para a solução do problema de despacho econômico de um sistema com 13 unidades geradoras térmicas, sendo baseado em um artigo [1] que utiliza algoritmos híbridos com os métodos de Quase-Newton e estratégias evolutivas, considerando-se os defeitos dos pontos de válvulas.
3. ENTENDENDO O PONTO DE VÁLVULA
A figura a seguir ilustra dois controles básicos de um gerador com turbina a vapor: o regulador de tensão e o regulador da turbina.