Desnutrição
A Dinamarca deu apoio técnico e financeiro ao plano governamental de prevenção e tratamento da desnutrição crónica, que constitui um grande problema em Moçam-bique, uma vez que, no mínimo, 44% das crianças com menos de 5 anos sofrem de malnutrição crónica. A província de Tete tomou a iniciativa de desenvolver o primeiro plano multissectorial em Moçambique, com o apoio da Dinamarca. Este plano vai agora ser implementado em conjunto com um componente de pesquisa que avalia a qualidade e o efeito http://mozambique.um.dk/pt/danida-po/programmas-da-danida/saude/ A Rio+20, uma das maiores conferências convocadas pelas Nações Unidas, inicia uma nova era para implementar o desenvolvimento sustentável – desenvolvimento que integra plenamente a necessidade de promover prosperidade, bem-estar e proteção do meio ambiente. A Conferência foi uma rara oportunidade para o mundo concentrar-se em questões de sustentabilidade – para examinar ideias e criar soluções.
Houve vários desfechos para a Rio+20. Um documento final de 53 páginas, acordado por 188 países, dita o caminho para a cooperação internacional sobre desenvolvimento sustentável. Além disso, governos, empresários e outros parceiros da sociedade civil registraram mais de 700 compromissos com ações concretas que proporcionem resultados no terreno para responder a necessidades específicas, como energia sustentável e transporte. Os compromissos assumidos no Rio incluem 50 bilhões de dólares que ajudarão um bilhão de pessoas a ter acesso a energia sustentável.
Recomendações refletindo as vozes da sociedade civil constituem um terceiro resultado.
“O documento final oferece uma base sólida para o bem-estar social, econômico e ambiental”, disse o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, aos participantes durante a cerimônia de encerramento. “Agora é nossa responsabilidade construir sobre esta base. A Rio+20 afirmou princípios fundamentais – renovou compromissos essenciais – e deu-nos uma