Desnutrição e colite
O que é desnutrição?
A desnutrição é um distúrbio resultante de combinações e graus variados de deficiência proteico-calórica, normalmente acompanhada de lesão ambiental, lesão fisiológica e estresse. Estes distúrbios, muitas vezes se agravam devido a problemas infecciosos e são acompanhados de deficiências nutricionais como a anemia por falta de ferro.
Causas
Alimentação inadequada ou não balanceada.
Problemas de digestão ou absorção.
Determinados problemas médicos.
Desmame precoce.
Socioeconômicos.
Culturais.
Tipos de desnutrição grave:
As formas mais graves são: marasmo, kwashiokor e kwashiokor-marásmico.
Marasmo: é uma forma crônica de semi-inanição, na qual a criança tem uma redução na velocidade de crescimento. Em fases mais avançadas é caracterizada por debilidade muscular e ausência de gordura subcutânea. Frequentemente, este tipo de desnutrição é consequência de amamentação inadequada e utilização de fórmulas diluídas, ocorrendo em crianças de todas as idades.
Kwarshiorkor: aparece no período posterior à amamentação, durante o desmame, e na fase de 1 a 4 anos. Está associada à baixa ingestão de proteínas, o que leva à hipoalbuminemia (baixa concentração de albumina no organismo), edema e aumento da gordura hepática. A gordura subcutânea usualmente é preservada, porém há uma debilidade muscular, frequentemente ocultada pelo edema.
Kwarshiorkor- marásmico: é a combinação dos sintomas dos dois estágios de carência acima, porém neste caso a perda de gordura subcutânea é evidente no início do tratamento da Kwarshiorkor, quando ocorre a redução de edema. Está associado à grande oferta de carboidratos e ao baixo consumo de proteínas, sempre de baixa qualidade nutricional.
Sintomas
Os sintomas variam e dependem do que está causando a desnutrição. No entanto, alguns sintomas comuns incluem cansaço, tontura e perda de peso.
Prevenção e tratamento:
O tratamento geralmente consiste em repor os nutrientes que faltam, tratar os