desnutrição em idosos
Disciplina Eletiva I – AVA – Avaliação do Consumo Alimentar
1. Para auxiliar as investigações sobre o papel da dieta no desenvolvimento de doenças crônicas devem ser utilizados inquéritos que avaliam a dieta atual ou pregressa? Justifique.
A avaliação do consumo alimentar pregresso tem sido um aspecto cada vez mais referido quando se trata de estimar a associação entre os fatores da dieta e o câncer , uma vez que se acredita que o período de indução dessa enfermidade pode ocorrer muitos anos antes de sua manifestação clinica. Entretanto, a dieta atual ou recente pode não representar o padrão alimentar praticado na época em que tenham ocorrido as fases de iniciação ou de promoção do câncer. Uma alternativa para superar esse obstáculo consiste em estimar o consumo alimentar pregresso através de um relato retrospectivo . O valor da informação retrospectiva sobre consumo de alimentos depende da validade do instrumento utilizado na sua estimação.
2 Sabe-se que o QFA é um método de avaliação do consumo alimentar pregresso que auxilia na investigação da relação dieta e desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. No entanto, avaliar o consumo alimentar pregresso não é tarefa fácil, explique o que foi encontrado neste artigo de revisão sobre o que mais influenciou o relato da dieta do passado.
O que mais influenciou o relato da dieta do passado foi o padrão atual de consumo e a modificação dos hábitos alimentares ocorrida entre a investigação de base e a secundária. Embora não tenham sido encontradas discrepâncias importantes entre o consumo prévio relatado por casos e controles, alguns estudos sugem que a condição de caso, especialmente em alguns tipos de câncer, pode afetar a capacidade de relatar o consumo prévio de alimentos.
3.Quais as principais fontes de erros nos relatos de dieta pregressa segundo o estudo de Dwyer et al?
Os erros de omissão