Desmistificando a Elaboração do Artigo Científico: Guia Para Acadêmicos da Área de Saúde
Acadêmicos da Área de Saúde
Tersina/Piauí, Agosto de 2013
DESMISTIFICANDO A ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO:
GUIA PARA ACADÊMICOS DA ÁREA DE SAÚDE
Alessandro Leite Calvacanti, Wilton Wilney Nascimento Padilha e Ana Maria
Gondim Valença. João Pessoa: Ideia, 2007.
101 p.
A comunicação científica é uma difusão que ocorre através da troca de
informações entre os seres humanos, pode ser uma comunicação oral ou escrita por meio do qual varias pessoas se comunicam. Essa comunicação é uma forma de troca e construção de conhecimento e transferência de informações entre os membros da comunidade cientifica. Por meio da comunicação cientifica, os membros dessa comunidade se mantêm informados sobre as tendências da área, os estudos já realizados e seus resultados. Já o ato de publicar assume outras funções, como a de estabelecer prioridade da descoberta cientifica, reconhecer e promover o cientista de acordo com a qualidade e a importância da suas descobertas.
Os instrumentos formais de comunicação cientifica são caracterizados pela linguagem escrita, os periódicos, livros, tese e anais de reuniões cientificas que são os meios mais utilizados.
Os homens vem buscando essa forma de comunicação desde dos primórdios da civilização, e na medida que os seres humanos foram evoluindo, verificouse a necessidade das experiências da vida diária serem registradas. As correspondências pessoais foram o primeiro meio de transmissão de ideias utilizado pelos cientistas.
A redação cientifica é tão importante para o pesquisador quanto a sua imparcialidade, dedicação e persistência, sendo que uma vez escrita é parte do seu trabalho. As pessoas que pretendem participar de uma comunidade que dependa de
pesquisas terão que demonstrar que não só são capazes