Desmatamento
Mesmo após a criação de leis de proteção ambiental ainda é comum vermos a ação inconsequente do homem sobre a natureza. As leis e punições ainda parecem pequenas diante do estrago deixados a natureza, não existe ainda uma punição severa que impeça a ação do homem.
Nossas matas então sofrendo as consequências da derrubada ilegal de árvores.
Mas as florestas brasileiras, nosso maior patrimônio, continuam sendo devastadas, seja para a exploração de seus recursos naturais ou para o avanço do agronegócio.Tamanha devastação não faz sentido. Nosso país pode se desenvolver sem desmatar. Hoje, com o que já temos de terras abertas, é possível duplicar a produção de alimentos sem derrubar mais nenhum hectare de floresta.
Acabar com o desmatamento não é uma tarefa simples, mas porém necessária, através das campanhas devolvidas para a população, educação ambiental encontra fortalecida com os passar dos anos.
Porém, os problema ambientais não é exclusivo do nosso país. No mundo inteiro o desmatamento ocorreu e ainda está ocorrendo. Nos países em desenvolvimento, quase toda a cobertura vegetal foi explorada.
O meio ambiente é um bem fundamental à existência humana e, como tal, deve ser assegurado e protegido para uso de todos. Este é princípio expresso no texto da Constituição Federal, que no seu art. 225, caput, dispõe sobre o reconhecimento do direito a um meio ambiente sadio como uma extensão ao direito à vida, seja pelo aspecto da própria existência física e saúde dos seres humanos, seja quanto à dignidade desta existência, medida pela qualidade de vida. Este reconhecimento impõe ao Poder Público e à coletividade a responsabilidade pela proteção ambiental. Assim, será um crime ambiental todo e qualquer dano ou prejuízo causado aos elementos que compõem o ambiente: flora, fauna, recursos