desmatamento
É o processo de desaparecimento de massas florestais, fundamentalmente causada pela atividade humana . A desflorestação é diretamente causada pela ação do homem sobre a natureza , principalmente devido à destruição de florestas para a obtenção de solo para cultivos agrícolas ou para extração de madeira , por parte da indústria madeireira .
Uma consequência da desflorestação é o desaparecimento de absorventes de dióxido de carbono , reduzindo-se a capacidade do meio ambiente em absorver as enormes quantidades deste causador do efeito estufa , e agravando o problema do aquecimento global.
Para tentar conter o avanço do aquecimento global diversos organismos internacionais propõem o reflorestamento, porém essa medida é apenas parcialmente aceita pelos ecologistas, pois estes acreditam que a recuperação da área desmatada não pode apenas levar em conta apenas à eliminação do gás carbônico, mas também a biodiversidade de toda a região.
2. Erosão
A erosão é um processo de deslocamento de terra ou de rochas de uma superfície. A erosão pode ocorrer por ação de fenômenos da natureza ou do ser humano. Essa perda está retirando todas as camadas superiores do solo, chegando até as rochas, tornando o solo não-agricultável. Além disso, a terra que escorre com as chuvas, soterra rios e lagos, comprometendo sua vazão e qualidade da água. Provocando o assoreamento , ao retirar a cobertura vegetal de um solo, este perde sua consistência, pois a água , que antes era absorvida pelas raízes das árvores e plantas, passa a infiltrar no solo, que por sua vez provoca enchentes e desmoronamentos dos morros.
Dependendo da cultura a ser praticada, faz-se necessárias algumas medidas de precaução para que se controle o efeito erosivo do solo.
Por exemplo, em uma cultura de cana-de-açúcar os danos podem ser minimizados preparando o solo e realizando o plantio em linhas de nível. Porém, como cada cultura requer um