DESMASCARANDO O PRECONCEITO

479 palavras 2 páginas
PROJETO: DESMASCARANDO O PRECONCEITO

APRESENTAÇÃO

Este projeto partiu do interesse em desenvolver no aluno o real sentido das palavras: Preconceito e Discriminação,levando-o a realizar leituras associadas a fatos que se fazem presentes no cotidiano de cada um.
Para tanto, faz-se necessário um estudo direcionado a fatos do cotidiano, vida de pessoas comuns, lugares comuns, ou seja, pretende-se possibilitar ao aluno uma releitura de uma sociedade preconceituosa para que ele perceba a seu papel de cidadão no que se refere à responsabilidade social de cada um.
Pretende-se ainda desenvolver discussões em torno da palavra “Preconceito” em âmbito geral, trabalhando não apenas com o preconceito racial, mas também com o social, religioso, sexual e lingüístico.
Deste modo o aluno perceberá que a palavra “ Preconceito” é muito mais ampla e que ele também pode estar sendo vítima de algum tipo de preconceito, podendo então intervir, argumentar, questionar e principalmente posicionar-se criticamente diante do fato e reivindicar seus direitos.

* JUSTIFICATIVA

A Constituição Federal aponta que é dever do Estado assegurar a igualdade de direitos, de oportunidades e tratamento sem distinção de qualquer natureza e sem preconceito de origem, raça, sexo, idade e quaisquer formas de discriminação, de modo a transformar a democracia formal em democracia de fato.
Diante deste contexto, podemos constatar que não basta assegurar a igualdade é preciso criar condições dignas para essas minorias. A discriminação viola o direito a igualdade, um dos pilares fundamentais da democracia.
Pretende-se com este projeto desenvolver o poder crítico-argumentativo do aluno para que ele possa posicionar-se de forma direta, crítica e construtiva, sabendo que ele, independente de sua cor, religião, sexo, origem... é um agente transformador da sociedade em que vive e por isso precisa respeitar e ser respeitado.

IDENTIFICAÇÃO

Este projeto está sendo realizado

Relacionados

  • 120066870345
    427832 palavras | 1712 páginas