deslocamento
Disciplina: Dinâmica das relações interpessoais
Profa. Eliete Viana
Grupo : Amanda, Natália, Suzana, Fabrícia, Thamyres, Sabrina, Luis e Mayrine.
Mecanismos de Defesa do Ego
É uma forma inconsciente pelos quais o ego se esquiva dos conflitos, frustações e ansiedades. Tem como objetivo reduzir as manifestações que possam colocar em risco a integridade do ego, protegendo a autoestima, e eliminando o stress da tensão e a ansiedade.
A ansiedade surge quando o ego se encontra numa situação na qual ele não consegue lidar. Os mecanismos agem então, como processos inconscientes, que permitem a mente encontrar soluções para conflitos não resolvidos conscientemente.
O termo “Mecanismo de Defesa” foi dado por Sigmund Freud e Anna Freud, sua filha, que foi, também, grande responsável por definir muitas estratégias específicas desses mecanismos.
O ego pode frequentemente usar uma combinação desses mecanismos para se proteger. As principais características que podemos observar nos mecanismos de defesa são:
Operam inconscientemente;
Operam permitindo uma gratificação de maneira indireta (exceto a repressão), reduzindo as exigências do inconsciente (id);
Protegem o ego distorcendo a realidade.
Nesse trabalho iremos abordar o mecanismo de deslocamento.
Deslocamento
É quando há o redirecionamento da energia da pulsão para um segundo objeto. É usado quando o inconsciente identifica uma energia ameaçadora, seja pela desaprovação do superego ou por uma ameaça real.
De forma simplificada, é a transferência de uma frustação a um terceiro, como exemplo, podemos citar uma pessoa que é insultada, ou leva uma bronca do chefe e ao invés de responder a essa agressão ou comportamento, por algum motivo particular, transfere sua frustação a outro alvo que considere menos ameaçador, que pode ser um subordinado, um familiar ou uma pessoa no trânsito.
Outra situação em que podemos observar o mecanismo de deslocamento é a em que um paciente