Desiquilivrio regional portugal

566 palavras 3 páginas
Litoral e Interior

No litoral encontra-se população mais jovem e dinâmica, tem uma rede urbana robusta e forte, tem saneamento básico, elevados níveis de rendimento e de consumo, menor níveis de alfabetização, a oferta de serviços de saúde é melhor.
Existe mais droga, prostituição e problemas sociais. As profissões requerem empregados altamente qualificados. Há mais indústria. Menos idosos.
No interior a população é idosa, a rede urbana é fraca, existem locais sem saneamento básico, os níveis de rendimento e de consumo são baixos, existe mais analfabetos, a oferta de serviços é menor.
Não existem tantos problemas sociais. A agricultura tem mais peso do que a indústria.
No litoral de Portugal a população é na sua maioria jovem e dinâmica. Dispõe de : * Rede urbana robusta e forte; * Saneamento Básico, na maior parte do litoral. Regista: * Elevados níveis de rendimento e de consumo; * Menor taxa de alfabetização; * Oferta de serviços mais vasta.
Os sectores mais activos são a indústria e os serviços, que faz que com que os cargos sejam ocupados por empregados altamente qualificados.
Porém é no litoral onde se regista uma taxa de problemas sociais mais elevada, como, a prostituição, droga, vandalismo, etc.
No Interior a população é na sua maioria idosa, vive das reformas ou/e da agricultura. Ao contrário do litoral a rede urbana do interior é fraca (algumas zonas encontram-se desertas), a maior parte da população não dispõe de saneamento básico. Os níveis de rendimentos e consumo é baixo, como apresenta uma taxa de analfabetismo grande e a oferta de serviços não é vasta, o sector principal é a agricultura, o nível de empregados qualificados e cargos é menor.
Porém no interior a taxa de problemas sociais é baixa, uma vez que é composto por população idosa.

Crescimento económico
Trata-se de uma subida sustentada do Produto Interno Bruto (PIB) ‘per capita’ a longo prazo. Por outras palavras, não havendo variação na

Relacionados