Desinfecçao, esterilizaçao,assepsia e anti-sepsia
1. Desinfecção É o método capaz de eliminar muitos ou todos os microorganismos patogênicos, porém não são capazes de eliminar esporos.
2. Assepsia Conjunto de técnicas aplicadas para prevenir a contaminação por microrganismos. Ela permite manter um ser vivo ou um meio inerte, isento de bactérias.
3. Anti-sepsia É o método no qual se previne a proliferação de microrganismos em tecidos vivos com o uso de substância químicas, os anti-sépticos.
4. Agentes Os agentes que irão atuar na eliminação ou no impedimento de contaminação por microorganismos podem ser agentes físicos ou químicos. • Agentes físicos: ▪ Calor úmido - fervura, autoclave. Atuam na morte microbiana pela desnaturação de proteínas. Fervura: o ponto de morte térmica (PMT) é a menor: 10 minutos em uma suspensão líquida, a concentração necessária é de 100° C ao nível do mar Autoclave: é necessário sob condições ideais cerca de 15 minutos, e a concentração de 121° C a 126° C com vapor em uma pressão de cerca de 15 psi. ▪ Calor seco – Pasteurização - Tratamentos de temperatura ultra-elevada (ultra-high temperature UHT). Atua na disseminação da maioria dos microrganismos principalmente do leite através da inibição enzimática. O tempo ideal é de 30 minutos e 15 segundos dependendo da temperatura. UHT – em menos de um segundo. ▪ Radiação: ionizante e não-ionizante. O ionizante age na destruição do DNA por raios gamas e feixes de elétrons de alta energia, e o não-ionizante causa lesões ao DNA pela luz UV com lâmpada UV. O processo de ionização dura alguns segundos. ▪ Filtração – Atua retendo os microorganismos através de filtros que contém pequenos poros. • Agentes Químicos: ▪ Álcool - Atua principalmente